image

Dra. Ellen Carvalho é médica formada pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Ginecologia pela UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Posts recentes
Search

Blog

Tudo sobre exames pré-nupciais

O casamento é um marco muito importante na vida a dois e inaugura uma nova fase de intimidade na vida do casal, mesmo que eles já tenham uma vida sexual ativa ou estejam se preparando para os primeiros passos.

 

Antes de tudo…

Antes solicitar exames é importante a noiva passar pela Ginecologista, porque nessa consulta será realizado um exame físico completo:

  • palpar mamas;
  • palpar tiróide;
  • palpar abdome;
  • examinar o colo do útero;
  • fazer os exames preventivos (citologia cervico-vaginal oncótica chamado popularmente de papanicolau);
  • escolher o método contraceptivo mais adequado ou abolir o método, se a noiva já quiser engravidar na lua de mel;
  • verificar a questão de estar menstruada ou não na época do casamento;
  • tirar dúvidas sobre sexualidade;
  • ser orientada como agir diante de possíveis intercorrências na lua de mel (como a cistite da lua de mel, candidíase);
  • atualizar o cartão de vacinas.

 

Os exames pré-nupciais solicitados

Depois disso, são realizados os exames pré-nupciais.

Esses exames são realizados antes do casamento basicamente com duas finalidades: detectar infecções sexualmente transmissíveis e avaliar a fertilidade do casal.

Em relação às ISTs é importante ressaltar que muitas podem passar despercebidas e ficarem sem tratamento como as hepatites, sífilis, clamídia, HPV e até mesmo HIV que pode ficar assintomático por até 10 anos.

É importante fazer os exames para se tratar e porque mesmo que a infecção seja crônica, “incubada” o parceiro fica ciente da possibilidade dela se manifestar e não fica caracterizada uma traição no futuro.

Em relação à avaliação de fertilidade, pela minha experiência como médica, esse pode ser um fator determinante para continuidade ou não da relação.

Sabia que o índice de infernalidade entre os casais do mundo todo é de 20%?

Essa avaliação deve incluir uma história clínica (se já teve filhos,  abortos, como é ciclo menstrual, história familiar de doenças genéticas) e fazer exames para avaliar o aparelho reprodutor.

 

A lista de exames

Para o casal podemos solicitar exames de saúde em geral como hemograma, lipidograma, glicemia, exame da tireóide, tipagem sanguínea (ver incompatibiliza ABO ou Rh). Ainda podem ser inclusos exames de urina e fezes.

Quanto às infecção sexualmente transmissíveis são solicitados exames para HIV, hepatites B e C, sifilis, clamídia, herpes.

Eu também solicito genotipagem para HPV, Painel DST (exame de biologia molecular para Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae, Trichomonas vaginalis, Mycoplasma hominis e Ureaplasma urealyticum.

Específicos para  o noivo: espermograma, espermocultura, exame da próstata se maiores de 40 anos.

Para a noiva: papanicolau (prevenção do câncer do colo útero), ultrassonografia transvaginal, us de mamas e mamografia dependendo da idade da noiva.

Outros exames também podem ser solicitados de acordo com a história de cada casal como o cariótipo par quem tem história familiar de cromossopatias.

 

Quando realizar a consulta e os exames pré-nupciais?

A época para realizar a consulta e os exames pré-nupciais é de 3 a 6 meses antes do casamento, para dar tempo de realizar os exames, ver resultados e estabelecer tratamento antes do grande dia!

 

→ Dra. Ellen Carvalho

Ginecologista, Especialista em Cirurgia Plástica Íntima.

Atendimento em Uberlândia e Brasília.

☎ Brasília 61 98111-1783 | Uberlândia 34 99692-1871⠀

Leave a Reply