image

Dra. Ellen Carvalho é médica formada pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Ginecologia pela UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Posts recentes
Search

Blog

Saiba tudo sobre coletor menstrual

Muitos não sabem, mas o coletor menstrual foi inventado por volta de 1937 e feito originalmente de látex. A versão moderna é feita de silicone. É um “copinho” maleável para ser posicionado dentro da vagina e coletar a menstruação. Diferente dos absorventes externos ou internos, o coletor não absorve o fluxo menstrual.

Quais são as vantagens do coletor menstrual?
👉Menos odor desagradável: o coletor impede o contato do sangue com o ar, evitando o odor decorrente do processo de oxidação do sangue.
👉Mais economia: o coletor tem duração entre 3 e 10 anos.
👉Menor chance de alergia: o coletor é feito de material atóxico.
👉Mais sustentável: já que pode ser usado durante anos e evita a produção excessiva de lixo. Mais de 10 bilhões de absorventes são descartados todos os anos, e o tempo médio de decomposição desse item é superior a 100 anos.

Para inserir o coletor basta que a mulher encontre a posição que for mais confortável, como em pé com uma perna erguida ou sentada com as pernas afastadas. A seguir, é preciso apertar o coletor dobrando sobre si mesmo e inseri-lo na vagina, ele vai desdobrar e se adaptar nas paredes vaginais. Na primeira vez, pode demorar um pouco pra encaixar. Fica a dica de relaxar, porque se a mulher fica tensa, os músculos vaginais se contraem e impossibilitam o encaixe.

Como retirar? O coletor menstrual não é trocado e, sim, higienizado. Lave as mãos, e sentada no vaso sanitário pressione a base do coletor para deixar que o ar entre e desfaça o vácuo, depois é só puxar pela haste, esvaziar, higienizar com água e sabão neutro e inserir novamente. Este processo deve ser feito de duas a três vezes ao dia conforme a intensidade do seu fluxo menstrual. Tempo máximo para troca é de 12 horas.

Como fazer a higienização em locais públicos? Basta ter consigo uma garrafa de água ou lenços umedecidos. Um cuidado muito importante é não deixar que o coletor entre com contato com regiões que estejam sujas, como pias, vaso sanitário ou o chão.

Como evitar vazamentos? Podem acontecer acidentes pontuais, especialmente com iniciantes. Fica a dica de fazer experiências até que se encontre a posição ideal do coletor. Já quem possui um fluxo menstrual mais intenso deve fazer a retirada e higienização com mais frequência.

Como armazenas o coletor menstrual? Quando a menstruação terminar, basta ferver em água o copinho por 5 a 7 minutos e guardá-lo até o próximo ciclo.

Leave a Reply